Jogar bingo já é bom demais, mas ganhar é ainda melhor! Trazemos cinco dicas surpreendentes para você aumentar mais ainda suas chances de levar boas vitórias pra casa após um jogo.

Se prepare com antecedência 

Apesar do bingo não ser um esporte profissional, ter calma e antecedência no jogo pode te garantir um bom estado mental que vai te ajudar a ter melhores resultados no jogo. Estar com tudo pronto e arrumado antes do primeiro número é chamado vai garantir que você estará com a cabeça no lugar. Além disso, claro, você não vai perder a chamada de nenhum número! No caso do bingo de salão, mais cartelas estarão disponíveis, e lugares melhores – que podem colaborar pro seu conforto e bem-estar ao longo do jogo – também. Jogar com pressa e desatenção pode te fazer perder números, então tenha certeza de tirar um tempo pra se preparar antes de começar a jogar. Seja jogando online ou num salão, é importante ter calma.

Conte os números

Jogadores de bingo com números sorteados em uma urna, especialmente os que entendem de probabilidade matemática, podem utilizar uma teoria mais complexa baseada nas possibilidades de resultado. Dependendo de quantas bolas são utilizadas no jogo, deveria haver teoricamente um padrão homogêneo em relação aos números que são chamados: no sentido de que números altos e baixos, pares e ímpares, etc., devem ser distribuídos igualmente ao longo do jogo. Claro que isso significa que, por quanto mais tempo você jogar, mais provável é que seus números sejam chamados. Então, se você tem um orçamento pré-planejado, em vez de comprar muitas cartelas para poucos jogos, talvez seja uma tática melhor jogar menos cartelas por um tempo maior de jogo.

Escolha sua estratégia de acordo com o tamanho do jogo

Alguns bingueiros acreditam que a forma mais garantida de ganhar é procurar jogos com menos participantes, a partir da premissa que, quanto menos oponentes, mais chances você tem de vencer. No entanto, frequentemente isso não é a melhor estratégia. Em alguns salões, os prêmios do bingo são calculados com base no número de cartelas que estão sendo jogadas; então, se há menos cartelas sendo jogadas, o prêmio será menor. Nesse caso, você pode optar por jogar uma sessão que tenha mais participantes, para que caso você ganhe o bingo, a sua vitória seja grandiosa. Claro que isso cabe ao desejo do jogador: vitórias menores e mais frequentes, ou vitórias maiores e menos frequentes.

Converse com jogadores experientes

Falar com jogadores que jogam bingo há muito tempo, e conhecem como o jogo (ou o salão específico) funciona, pode abrir sua mente de várias formas diferentes. Jogadores mais experientes geralmente contam com suas estratégias individuais, utilizadas para aumentar as chances de vitória no jogo. Você pode compartilhar dicas, aprender e discutir possibilidades ao ouvir o que eles tem a dizer. Assim como qualquer outra habilidade que aprendemos, por vezes ter um professor – mesmo que informal – para nos ensinar pode facilitar, e muito, o processo. 

Teoria de Tippett

O matemático estatístico britânico L.H.C. Tippett desenvolveu uma teoria complexa sobre aleatoriedade, que não é comprovada, mas é utilizada por diversos jogadores que acreditam em seu funcionamento. A teoria de Tippett sugere que, quanto mais números são chamados em um jogo de bingo com urna, maior a chance de que esses números girarão em torno da média entre os dois – por exemplo, se o bingo tem 90 bolas, os números vão tender a gravitar em torno do número médio 40. Dessa maneira, seria mais vantajoso escolher cartelas com números mais perto de 1 ou de 90 em jogos mais curtos. Jogadores experienciados geralmente sabem quais jogos são mais longos e mais curtos, então fique sempre de olho.