Que jogar bingo é divertido, todo mundo sabe. Mas você sabia que ele possui diversos benefícios para a saúde, especialmente para a terceira idade?

Se você é um frequentador dos salões, você sabe o quanto jogar bingo pode ser bom. É fato até mesmo entre aqueles que não jogam: quem conhece um bingueiro, sabe o quanto o jogo é amado. Muitas pessoas mais jovens não entendem, mas a verdade é que jogar bingo não é só muito divertido – a diversão é, também, benéfica para a saúde mental e física dos jogadores. Ajudando a manter o raciocínio e as habilidades sociais em dia, listamos aqui cinco motivos diferentes pelos quais jogar bingo pode ser muito bom para a sua saúde.

 

1. Estimula o cérebro

 

Manter o cérebro ativo é fundamental para diminuir o declínio nas funções cognitivas, e o bingo é uma excelente maneira de se fazer isso. A velocidade do jogo, que exige que os jogadores prestem atenção nos números e os marquem rapidamente em suas cartelas, ajuda a reforçar habilidades mentais. Estudos mostram que, no caso de pacientes com demência senil, Alzheimer’s e Parkinson’s, jogar bingo ajuda a melhorar os processos cognitivos e estimula o uso da memória.

 

2. Agiliza os reflexos e a destreza

Como mencionamos antes, o bingo é um jogo veloz. Jogadores que escolhem jogar em mais de uma cartela simultaneamente precisam fazer mais esforço ainda! Os reflexos tendem a decair com a idade, e o bingo estimula o uso da coordenação entre a mão e o olho – e a agilidade com a qual o bingueiro utiliza essas habilidades! O fato disso tudo acontecer em um período limitado de tempo é muito importante para o estímulo causado pelo jogo.

 

3. É facilmente adaptável

Não é só para os idosos que o bingo traz benefícios. Por ser facilmente adaptável, o jogo pode também ser positivo para o crescimento infantil: ajudando a decorar números, identificar cores, animais, desenhos, etc. A prática pode ser também adaptada para jogadores com necessidades especiais, utilizando cartelas com cores de contraste maior, números maiores (e menos números), grupos reduzidos, entre outras possibilidades. De toda forma, o jogo é uma excelente opção para afiar o cérebro de todo tipo de pessoa.

 

4. Faz bem para o emocional…

Quem não gosta de sentar numa mesa, conversar e dar boas risadas? Os ambientes de jogo proporcionam isso. A possibilidade de conhecer novas pessoas é fascinante, e a atmosfera divertida dos salões e das sessões ajudam a fazer o jogador se sentir melhor ainda. Isso ajuda a melhorar as habilidades de comunicação, e ajuda a diminuir o isolamento social, especialmente entre a terceira idade. 

 

5. … e também faz bem para o físico!

Rir e socializar com as pessoas não ajuda só a mente. Se divertir faz o cérebro liberar hormônios chamados endorfina, conhecido como “hormônios da felicidade, que relaxam e diminuem o estresse e a dor. Ou seja: jogar (e mais ainda, ganhar!) tem os mesmos efeitos físicos que se exercitar ou se alimentar. E, além disso, estudos apontam que rir ajuda o sistema imunológico! 

 

Por isso nós amamos jogar bingo! ♥

Quer jogar online? É só clicar aqui!