Um passeio de barco, um bambolê e um pacote de nozes. Esses foram alguns dos prêmios de um bingo celebratório do Koningsdag realizado em Amsterdã. Um grupo de jovens moradores do bairro de Rivierenbuurt, na capital holandesa, organizou um bingo especial para toda a vizinhança em comemoração ao Dia do Rei.

A celebração do aniversário do rei da Holanda, que acontece em 27 de abril e recebe o nome de Koningsdag, geralmente reúne milhares de holandeses espalhados pelas ruas dos Países Baixos. Mas esse ano foi diferente: com as restrições causadas pelo coronavírus, os participantes tiveram de fazer uma comemoração diferente. O dia foi chamado de “Woningsdag“, um trocadilho que mistura o nome do feriado com a palavra woning (moradia), e também de “Balkoningsdag“, um trocadilho com a palavra balkon (varanda). A mesma estratégia foi usada em Utrecht: no distrito de Kanaleneiland, moradores ficavam posicionados com suas cartelas nas varandas de sua casa, enquanto o líder do bingo percorria a rua de bicicleta carregando grandes placas com os números sorteados.Você pode ver o livestream do bingo de Amsterdã aqui (em holandês).

 

As comemorações não ficaram restritas à Amsterdã: na cidade de Lisse, um morador da rua Gasstraat organizou um bingo para toda a rua participar após o anúncio do governo de que as comemorações nas ruas estavam canceladas. Após pesquisar as práticas de bingos na rua em outras vizinhanças e cidades da Holanda e até de outros países europeus, Conny van der Ploeg teve a ideia de organizar um bingo para celebrar o dia do rei com seus vizinhos e assim não deixar o feriado passar em branco. Já em Roterdã, a segunda maior cidade do país, um bingo online foi organizado por um restaurante.

Para além do Dia do Rei, outros bingos online também vem sendo realizados no país. Em uma iniciativa para apoiar empresários locais cujos negócios foram afetados pelo fechamento causado pelo coronavírus, duas produtoras holandesas decidiram realizar o WoonkamerBingoShow, que é feito inteiramente por livestream. Todos os prêmios dados pelo bingo, entre alimentos, garrafas de bebida, cosméticos e decorações, são comprados de pequenos negócios. Semanalmente, são realizados sorteios específicos para diversas cidades do país. Os participantes compram as cartelas pela internet, assistem o cantar de bingo pela internet e os vencedores recebem os prêmios pelos correios – tudo sem precisar sair de casa. Pra mostrar que não é preciso sair pra se divertir!